Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Minimalismo "à la" Konmari

por Outra, em 29.10.18

Tirei uma semana de férias para destralhar a casa. Sou doente, eu sei. Mas não consigo viver bem no meio da confusão. E há muita coisa desarrumada/desorganizada que já ando a ignorar há muito tempo. Está a tornar-se uma questão de "pele". Cada vez que entro na dispensa ou quando preciso de guardar alguma coisa na arrecadação da garagem tenho um ataque de nervos.

Depois é juntar uma criança, montes de brinquedos e roupa que deixa de servir em menos de nada...

Já sou adepta do "destralhar", mas descobri há pouco tempo um método de organização que se chama Konmari (tem origem na autora Marie Kondo) encontrei um livro dela em pdf e li-o num instantinho, chama-se "A mágica da arrumação" e traz uma abordagem diferente do destralhe típico.

Para ser eficaz, o destralhe tem de ser rápido e em vez de escolhermos fazer uma gaveta de cada vez, um quarto de cada vez, devemos fazer por categorias já que, de acordo com a autora tendemos a guardar itens da mesma categoria em vários sítios diferentes da casa (muitas vezes de acordo com a frequência com que os utilizamos).

A ordem pela qual se destralha também está definida para que, no fim estejam os itens mais difíceis de nos desapegar...fotos e outros objetos de valor sentimental. Assim, depois de ter feito o processo em outras coisas já estaremos mais treinados para nos desapegar daquelas coisas também.

O critério para a escolha dos objetos a manter deverá fazer-se com base na questão: "Isto faz-me feliz?"; se sim, guardamos, se não descartamos. 

Não tenho propriamente dificuldade em destralhar ou descartar coisas e venho afinando esta "arte" com o passar dos anos. Mas a verdade é que sempre que destralo, deparo-me daí a uma temporada com um monte de coisas para descartar outra vez. E é precisamente isto que pretendo evitar.

Quero viver numa casa simples,  embora com as coisas que gosto. E de preferência com superfícies desocupadas de tralha todos os dias. Tenho chegado à conclusão que tenho demasiadas coisas. Chávenas, pratos, talheres, taças, roupa de cama e de casa...e não preciso disso tudo para viver bem. pelo contrário. Para mim é felicidade chegar e ter tudo arrumado nos seus lugares e perceber que tenho exatamente o que preciso. Nada mais. 

Para testar, arrumei a primeira categoria sugerida pelo método Konmari - O vestuário. Isto implica retirar toda a roupa - toda mesmo - para nos dar a real noção de quantas peças temos. Depois (também numa ordem específica) escolhem-se os itens que vão sair. Depois é arrumar o que ficou. Algumas das dicas passam por dobrar as peças e não pendurá-las para poupar espaço. Apliquei este método para algumas peças e de facto arruma melhor.

O resultado, de verdade? Ainda há bocado olhei para a gaveta da roupa interior e, desde que a arrumei "à la Marie Kondo", as coisas ficaram exatamente como estavam, mantiveram-se arrumadas. O mesmo em relação ao roupeiro e aos sapatos. Portanto, vou fazer o mesmo processo em todas as categorias que precisam de destralhe e veremos...

Podem ler sobre o método Aqui.

E por aí, há maníacos da arrumação/organização? 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:03


18 Temperos

De A 3ª face a 30.10.2018 às 01:24

Eu passei o fim de semana a destralhar o sótão. Feluznente, o ecoponto mais próximo estava vazio quando cheguei. Enchi o papelão. De verdade

De Outra a 30.10.2018 às 21:34

Hoje levei tanto lixo que pensei no tamanho da minha pegada ecológica...medo.

De A 3ª face a 30.10.2018 às 22:04

Raios! Agora é que vi as gralhas do comentário...
Maldito teclado do telemóvel.
Só queria acrescentar que foi exactamente isso que senti nas minhas limpezas.

De Outra a 05.11.2018 às 12:53

Acredito...

De kamini a 30.10.2018 às 10:37

Obrigada pela partilha. Vou pesquisar sobre esse método, estou a precisar...outra vez...de destralhar!

De Outra a 30.10.2018 às 21:34

Com as devidas adaptações parece-me bem que funciona! :)

De Nuno a 05.11.2018 às 12:39

Também hosto de ter ver tudo arrumado acho que o destrelhe mais difícil de fazer é dentro de nós no coracso

Obrigado pelo teu comentario no meu blog espero ver-te por lá msis vezes

De Outra a 05.11.2018 às 12:53

Parece-me bem que é sim o mais difícil. Mas também é o mais eficaz. Aceitar o que acontece e procurar tirar o positivo de cada situação é um bom princípio. Podemos educar a nossa mente para fazer sempre o exercício de ver o positivo de tudo. :)

De Nuno a 05.11.2018 às 13:28

Para quem vomo eu tem uma depressão crónica ndo vejo isso cono possível

De Outra a 05.11.2018 às 16:36

Nuno, falas com alguém que lida com depressão. sei bem o que é. ainda que não o possas ver neste momento, é possível.

De Nuno a 05.11.2018 às 16:42

Ainda bem fico feliz por teres co seguido eu já estou num estado tal que já não tenho forças limito e a existir para cumprir obrigações

De Outra a 05.11.2018 às 16:47

Não consegui. Vou conseguindo dia-a-dia. Pensa um dia de cada vez. Força :)

De Nuno a 05.11.2018 às 16:54

Desejo te o mesmo eu já não a tenho mas desejo te toda a força

De Mia a 06.11.2018 às 12:05

Essa filosofia de pensar no que nos faz realmente feliz é muito boa.
Por vezes não "destralhamos" porque pode fazer falta e andam ali os monos meses a fio. Descobri que o que me faz realmente feliz, é ter tudo arrumado.

De Outra a 08.11.2018 às 11:36

A mim é extamente isso também. Adoro ter tudo arrumado!

De Rita (porque minimalistas há muitas) a 07.11.2018 às 17:07

Comprei o livro há cerca de 15 dias mas ainda não o li. Juntamente com o "Desperdício Zero" da Bea Johnson e "Alegria HYGGE" de Pia Edberg. Mal posso esperar para começar!! Ainda bem que falaste na gaveta da roupa interior. Acho que neste momento, é a gaveta caótica lá de casa.

De Outra a 08.11.2018 às 11:35

Na minha casa também era uma das gavetas mais caóticas. Acabei com isso no dia em que decidi deitar fora tudo - mas mesmo tudo - o que não se encontrava em condições. Agora, entra novo e sai velho. Não voltei a ter a gaveta desarrumada desde então.
Já esbarrei com esse do Hygge mas não o comprei. O da Marie Kondo consegui arranjar online. Ainda me faltam umas operações de destralhe, mas são bem mais pequenas do que o que já fiz :) Adorei o resultado.

De cristinita a 28.11.2018 às 22:04

Agora que penso nisso,também preciso de arrumar o meu armário de roupas,só que num dia não,noutro também não,ando sempre nisto,parece que tenho mais que fazer do que arrumar o armário das roupas,mas qualquer dia tem mesmo que ser porque já anda tudo espalhado e,por fim,quando eu preciso não consigo encontrar por causa do facto de ter falta de organização!!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.